O que são Hedge Funds

Os Fundos de Cobertura, conhecidos como Hedge Funds, em inglês, ou ainda Fundos de Hedge, são fundos em que a estratégia principal é a proteção dos ativos de perdas financeiras, enquanto procuram por elevados retornos.

Estes fundos são formados de maneira privada, em um mercado de derivativos, e são aplicados por investidores selecionados. 

Para obter uma rentabilidade mais alta que a média do mercado, são adotadas estratégias mais arrojadas e que exigem um profundo conhecimento de seus sócios administradores.

As estratégias adotadas por este tipo de fundo são diferenciadas em relação aos fundos tradicionais, o que caracteriza este investimento como sendo de alto risco.

Como funciona o fundo de cobertura

Os valores aplicados nos fundos de hedge são administrado por seus gestores, que procuram aplicar o capital de maneira diversificada e, normalmente, onde o retorno é elevado.

Apesar de terem como estratégia principal a proteção de perdas financeiras, neste tipo de fundo os gestores procuram por investimentos em ativos mais arriscados, para que o retorno seja o máximo possível.

A característica principal dos hedge funds vem de sua versatilidade, já que os ativos são adquiridos de maneira diversificada e possuem rentabilidades em diferentes sentidos.

Isso acontece pelo fato de que estes fundos são menos regulamentados, além de serem formados de maneira privada voltados para investidores mais sofisticados.

Hedge Funds no Brasil

Os fundos de hedge no Brasil também são conhecidos como Fundos Multimercados, apesar de que nem sempre estes são fundos de cobertura, mas que permite estar mais regulamentado.

Um fundo multimercado pode ser um hedge fund na maneira que este possa ser o mais diversificado possível, administrado por gestores altamente capacitados e com uma rentabilidade bem alavancada.

Hedge O que são Hedge FundsO que é uma hipoteca?