Custos diretos e indiretos

O que é um custo direto?

O custo direto recebe este nome por estar diretamente ligado ao processo principal do negócio.

Estes custos são facilmente identificados em produtos ou serviços, como por exemplo, pelo preço que um comerciante compra certo produto para colocá-lo a venda.

Outros exemplos de custos diretos para a empresa são os custos de:

  • Matérias-primas;
  • Mão-de-obra direta (operários de uma indústria);
  • Materiais de embalagem.

O que é um custo indireto?

Este custo, ao contrário do anterior, não está diretamente ligado às atividades principais da empresa e apresentam uma dificuldade maior em identificá-los.

Um exemplo comum de custos indiretos está na energia elétrica que uma indústria utiliza, já que acaba por ser um custo para a produção, mas mediato.

Outros exemplos de custos indiretos aparecem em:

  • Materiais não ligados à produção (de um escritório da empresa, por exemplo);
  • Mão-de-obra indireta (funcionários de limpeza ou segurança, por exemplo);
  • Seguros contratados;
  • Gastos com manutenção;
  • Custos de depreciação ou amortização.

Relação com os custos fixos e variáveis

Os custos diretos e indiretos também podem se dividir em dois diferentes tipos de custos, conhecidos como custos fixos e os custos variáveis.

Os custos fixos são aqueles que são constantes e independente do quanto é produzido, enquanto os custos variáveis têm esse nome por variarem com a quantidade que é produzida.

Você pode saber mais sobre o que são os Custos Fixos e Custos Variáveis.

Custo fixo direto

Os custos fixos são diretos quando são constantes na produção, mas que só se consideram aqueles que realmente fazem parte da atividade principal. O exemplo principal são os salários dos operários, já que possuem relação direta com a produção, porém são fixos todos os meses.

Custo fixo indireto

Os custos fixos indiretos também são constantes, mas desta vez não têm ligação com a atividade principal, como por exemplo o custo com aluguel de todo o espaço da empresa.

Custo variável direto

São os custos que mais estão relacionados à produção, já que variam com a quantidade produzida e em relação direta, como por exemplo, os custos com matérias-primas.

Custo variável indireto

Estes custos aumentam ou diminuem com a produção, mas de forma indireta ao produto final. Um dos exemplos mais conhecidos temos os custos com energia elétrica da empresa.

Este conteúdo foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?