Crescimento Econômico: saiba a diferença entre o desenvolvimento e como acontece

O que é crescimento econômico

O crescimento econômico ocorre com o aumento na produção de bens e serviços de uma economia entre diferentes períodos e de forma sustentada.

Para medir a maior disponibilidade de produção a estimativa mais utilizada é o Produto Interno Bruto (PIB) da economia, uma estimativa do aumento da riqueza do país. A efeitos de comparação internacional utiliza-se o PIB em termos reais e per capita, descontando a inflação e dividindo pela população, respectivamente.

Em países onde o crescimento econômico acontece de forma sustentada é comum verificar que possuem contributos para a sua produção. Incrementos dos bens de capital, da força de trabalho, da tecnologia ou do capital humano são alguns dos fatores mais analisados.

Crescimento econômico vs. desenvolvimento econômico

O crescimento diferencia-se do chamado desenvolvimento econômico. Neste último, além de um aumento significativo da renda per capita de um país é preciso que exista uma melhora estrutural em setores econômicos e sociais.

Por exemplo, ao longo do século XX muitos países sul-americanos como o Brasil tiveram anos de um amplo crescimento econômico. Porém, este crescimento não foi acompanhado de uma melhora no nível de vida da população.

No caso brasileiro o grande crescimento promovido entre os anos 1950 e 1980 ocorreu apoiado em grande acumulação de bens de capital, uso da força de trabalho e investimentos em infra-estruturas. Entre as falhas do desenvolvimento são apontados os setores de educação, saúde e saneamento.

Sendo assim, o desenvolvimento se diferencia do crescimento econômico por ir mais além. Para acontecer deve existir um impacto em estruturas econômicas e sociais.

Como acontece o crescimento econômico

O crescimento econômico é visto, de uma forma simples, através da oferta de uma maior quantidade de bens à população através da sua produção a longo prazo. Em outra ótica, esta produção gera uma renda maior para os trabalhadores e investidores da economia.

Para entender como a economia cresce, os economistas analisam diferentes fatores que permitem o aumento sustentado da sua produção. Alguns deles são o trabalho, o capital, o capital humano e o conhecimento tecnológico.

Estes fatores podem contribuir para a produção de forma separada ou conjunta. Por isso, a produtividade dos fatores pode ser analisada das duas formas. Esta maior produtividade é o que permite ter mais bens e serviços na economia e, consequentemente, mais renda por habitante.

Muitas teorias econômicas buscam entender como essa produtividade pode ser incrementada na economia. Um exemplo vem dos trabalhos do economista Robert Solow, ganhador do Prêmio Nobel desta categoria. Em seu modelo mais simples analisava-se a produtividade dos bens de capital e do fator trabalho na economia.

Outros modelos e teorias surgiram mais tarde com propostas mais desenvolvidas, incluindo outros fatores como o capital humano e a contribuição deste para uma maior produção.

Fatores de crescimento econômico

Para entender como cada componente pode contribuir para o crescimento de uma economia, analisamos os fatores separadamente. Veja logo abaixo.

Força de trabalho

O fator trabalho é um dos que quando a sua utilização aumenta a economia pode alcançar um nível produtivo maior.

Sendo analisado separadamente, permite identificar a produtividade por cada trabalhador na economia.

Bens de capital

O capital físico depende dos investimentos feitos em empresas ou negócios. Aumentar ou melhorar as ferramentas e máquinas ajudam a que os trabalhadores sejam mais produtivos.

Uma componente associada ao capital é a poupança. Estes fundos podem se transformar em mais recursos disponíveis para o investimento necessário.

Capital humano

Compreender o aumento do produto dado pela força de trabalho qualificada é outra forma de entender o crescimento da economia.

Este fator é dependente de outras perspectivas, tais como o nível de escolaridade ou de treinamento oferecido aos trabalhadores.

Tecnologia

A tecnologia disponível na economia também permite haver um aumento da produção.

Em muitos países este fator foi visto como grande responsável do progresso de suas economias.

Este conteúdo foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?
Crédito tributário: o que é e como é formado? Crescimento Econômico: saiba a diferença entre o desenvolvimento e como acontece O que é CRI?