O que é Capital Humano?

Capital Humano é uma expressão utilizada para indicar os níveis de conhecimento, experiência, capacidade ou motivação das pessoas de uma organização.

É considerado um ativo intangível para a empresa - que gera valor para o negócio - sem ser reconhecido de forma contábil, e sim pela sua administração.

O termo faz referência ao fator humano relacionado ao capital da empresa, assim como todo o investimento feito para gerar os seus proventos e a sua riqueza.

Pela mesma lógica, o capital humano pode ser incrementado quando a empresa investe em treinamentos de forma a aumentar a produtividade do grupo.

Gerenciamento de Capital Humano

As pessoas são responsáveis não só pelas suas funções mas também pelo sucesso de uma organização, e tudo isso é envolvido pelas competências e capacidades que o grupo possui.

Com a aquisição adequada de força de trabalho, a empresa consegue padronizar o seu capital humano necessário para a melhor produtividade possível.

Para treiná-lo e desenvolvê-lo em um negócio, o gerenciamento fica sob responsabilidade do setor de recursos humanos (RH) ou de gestores especializados.

Este setor também atua para manter o capital humano a um bom nível, motivando a equipe, bonificando os bons desempenhos e zelando pelo nível conquistado até então.

Fazendo tudo isso, o RH serve como um suporte essencial para que a retenção de talentos e todo o treinamento oferecido não sejam perdidos para uma alta rotatividade de pessoal.

Como o capital humano pode ser medido

O capital humano se diferencia do capital padrão que conhecemos e, normalmente, se relacionado ao dinheiro. Este último tanto pode ser medido, como faz parte das decisões financeiras das empresas.

Mesmo sem uma medida direta, as habilidades e competências da equipe podem ser acompanhadas de perto pelos gestores de recursos humanos ou administradores no geral.

A remuneração paga a cada trabalhador é mais que um passivo registrado no balanço patrimonial da empresa: são valores econômicos que devem ser acompanhados pelo RH.

Com isso é possível planejar o pagamento de bonificações, realizar despesas para o treinamento das equipes e organizar eventos.

Tudo isso é feito pensando em acrescentar valor à empresa, diminuir a rotatividade de pessoal e aumentar a produtividade da equipe.

Capital humano e o crescimento da economia

O conceito de capital humano vai além do âmbito empresarial, levando ao crescimento não só de uma única empresa, mas de toda a economia de um país.

Este ativo intangível também faz parte de todas as sociedades, que se diferenciam conforme e educação oferecida e as habilidades desenvolvidas.

Neste cenário estão presentes tanto a iniciativa privada como a pública, essenciais para o desenvolvimento do capital humano na sociedade.

Da mesma forma que as empresas, uma região ou país também podem enfrentar problemas parecidos com a rotatividade nas empresas. Neste caso, pode acontecer devido à imigração de capital humano para outras localidades.

Se isso acontece, significa uma grande perda na produtividade para a economia e uma consequente queda do Produto Interno Bruto (PIB).

Para resolver isso, muitas autoridades recorrem a investimentos públicos acompanhados de incentivos fiscais com o objetivo de atrair talentos para dentro do país.

Saiba mais:

Publicado em