O que é o Capital na contabilidade

Na contabilidade, o capital é o montante disponibilizado à empresa para que seja utilizado nas atividades que realiza, podendo gerar suas receitas e lucros.

Este valor corresponde ao Patrimônio que a empresa possui e que foram financiados pelos seus proprietários ou por meio de dívidas. Quando considerado apenas o capital dos proprietários é conhecido como Capital Próprio ou como o Patrimônio Líquido da empresa.

Uma empresa pode, ainda, financiar o seu capital por meio de dívidas para ser utilizado nas atividades que realiza, como quando toma empréstimos. Estes valores formam Passivos para a empresa e são reconhecidos como Capital de Terceiros.

O que é Capital Próprio

O Capital Próprio diz respeito às disponibilidades da empresa que formam o seu próprio patrimônio. Estes valores aparecem no Balanço Patrimonial da companhia como Patrimônio Líquido.

Neste montante está incluído o Capital Social que é disponibilizado pelos sócios ou proprietários desde a criação da empresa. Parte deste valor pode estar ainda a integralizar, quando um ou mais dos sócios ainda não entrou com a sua parte.

Os outros valores também pertencem ao patrimônio próprio da empresa e existem em formas como em lucros retidos, reservas ou em aumentos de capital feito pelos sócios.

O Patrimônio Líquido da empresa é calculado pelos Ativos menos Passivos. Este valor é líquido, pois identifica os recursos aplicados no empreendimento líquido do capital alheio, ou seja, as dívidas da organização.

Vale lembrar que os Ativos identificam as disponibilidades da empresa que formam a sua riqueza, como maquinários, dinheiro em caixa ou direitos de receber de clientes. Já os Passivos incluem as dívidas da empresa, como para fornecedores ou ao banco, por exemplo. É por este último que se considera o Capital de Terceiros.

Entenda o que é o Capital Social e Patrimônio Líquido.

Capital Próprio e Capital de Terceiros

Todo o capital de uma empresa é formado pelas entradas realizadas pelos proprietários, como os sócios ou acionistas, ou por meio de endividamentos. No primeiro caso sob a forma de capitais próprios e no segundo na forma de capitais alheios.

No Balanço Patrimonial os dois valores aparecem do lado direito do documento e, somados, resulta no valor de todos os Ativos da empresa:

Capital Próprio e Capital de Terceiros

Da mesma forma, o Capital Total à Disposição da Empresa inclui todos os meios que a organização de financiou e formam o seu Capital .

É possível perceber que, em dado momento, se existirem mais dívidas do que ativos a empresa se encontra com um Patrimônio Líquido negativo. Nesta situação é possível dizer que a empresa se encontra com um "passivo a descoberto".

Saiba melhor o que é o Capital de Terceiros e entenda a diferença entre Ativos e Passivos.

Publicado em
O que é capital? O que é o Capital na contabilidade Capital de giro