Carta de crédito: entenda como funciona em um consórcio

O Consórcio é uma modalidade muito aderida no Brasil, onde um conjunto de pessoas se autofinanciam por uma espécie de poupança. É muito comum para a compra de imóveis ou automóveis, mas também para a aquisição de serviços, como as viagens.

Muitas pessoas se tornam consorciadas com o objetivo de terem uma forma de venda programada em alternativa aos financiamentos. Porém, a aquisição do produto ou serviço só acontece com a contemplação ao consorciado.

Durante os meses que as parcelas são pagas, sorteios vão sendo realizados para definir os beneficiados que receberão a carta de crédito para adquirir o bem desejado.

Como funciona a carta de crédito

A contratação de um consórcio, seja que tipo for, acontece por meio da emissão de uma carta de crédito. No caso da primeira delas, a carta de crédito é emitida de forma não contemplada, até que possa participar começar a participar dos sorteios nos meses seguintes.

A carta de crédito é mais conhecida pelo resultado positivo em que existe contemplação a favor do consorciado. Desta forma, ela fica conhecida como a carta de crédito contemplada.

Com a carta de crédito contemplada, o consorciado fica autorizado a adquirir o bem com as características e valores permitidos de acordo com o que foi contratado.

A seguir à contemplação, o próximo passo fica a cargo da administradora do consórcio, que pode exigir do contemplado alguns comprovativos antes de autorizar a aquisição.

Porém, vale lembrar que a contemplação depende da participação em um sorteio, tornando incerto o momento que a carta de crédito poderá ser recebida. Isso pode acontecer tanto antes de terminar o pagamento das parcelas mensais, como no final de todo o período.

Como funciona o consórcio

Os consórcios são funcionam através da lei nº 11.795 de 2008, onde todas as administradoras devem ser autorizadas pelo Banco Central enquanto supervisor destas empresas.

Um consórcio é formado pela poupança de um grupo de pessoas com os mesmos interesses e que se autofinanciam. O dinheiro que é aplicado em conjunto, forma um fundo que se divide em cotas.

A pessoa que deseja participar de um consórcio deve adquirir uma cota, aplicando neste fundo em parcelas mensais, e contribuindo o capital do mesmo.

Como foi visto, para receber uma carta de crédito contemplada é preciso participar do sorteio feito pela administradora do consórcio. A contemplação também pode acontecer através de lances ofertados pelos consorciados.

A oferta de lances, porém, depende da forma como o consórcio está estruturado para tal. No mercado podem ser encontrados consórcios com as diferentes modalidades:

  • Lance livre: modalidade em que é possível ofertar qualquer lance proporcional às parcelas até o final do consórcio.
  • Lance fixo: quando a administradora do consócio define um percentual mínimo para a oferta.
  • Lance embutido: corresponde a uma porcentagem do valor da carta de crédito. Neste caso dar um lance corresponde a renunciar a parte do crédito que se teria no final.

Em alguns consórcios de imóveis, por exemplo, pode ser possível ofertar lances com os saldos do FGTS.

Este conteúdo foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?