Sociedade anônima - SA

A Sociedade Anônima é um tipo de empresa constituída em sociedade, em que seu capital é dividido em ações. Também pode ser conhecida pelas siglas SA, S/A ou S.A, além de ser denotada como uma companhia, que contém sua abreviação como "Cia.".

Nesta sociedade, a responsabilidade de cada acionista está limitada ao capital de suas ações, mas diferencia-se das Sociedades Empresárias Limitadas (Ltda) em que existe a presença de sócios que dividem o capital em cotas.

As sociedades anônimas são regidas, no Brasil, pela Lei das Sociedades por Ações de nº 6.404 de 1976.

Tipos de Sociedades Anônimas

Existem dois tipos de SAs, segundo a maneira como o capital é administrado na empresa:

Sociedade Anônima de Capital Aberto

Este é o tipo de sociedade em que as ações são transacionadas livremente, em Bolsa de Valores ou em mercado de balcão, fora da bolsa.

Além de ações, uma SA aberta pode negociar valores mobiliários como as debêntures, uma outra forma de atrair capitais alheios para investimentos.

Sociedade Anônima de Capital Fechado

Este é o tipo de sociedade em que as ações não são transacionadas em bolsa ou em mercado de balcão, constituindo uma empresa em que as ações dificilmente são vendidas.

Habitualmente, negociações de ações em uma SA fechada acontecem entre sócios e acionistas próximos à administração da empresa.

Em qualquer dos dois tipos, a sociedade anônima é sempre empresária, diferente de sociedades simples, por exemplo, em que são exercidas atividades intelectuais.

Diferença entre a Sociedade Anônima e a Sociedade Limitada

A Sociedade Empresária Limitada (Ltda) é um tipo de sociedade em que o capital é dividido em quotas, proporcionais ao investimento de cada sócio, enquanto uma SA tem seu capital dividido em ações.

Por isso mesmo, as sociedades limitadas são conhecidas como Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada, em que o capital e o comando da empresa é divido na proporção de cada sócio.

No caso das ações, a divisão é feita de acordo com seu preço de emissão, que racionaliza o capital em várias partes.

Além disso, as sociedades anônimas possuem uma administração mais fragmentada devido a uma presença menos significativa dos acionistas, comparada aos sócios das sociedades limitadas.

Saiba mais sobre o que é uma Sociedade Empresária Limitada (Ltda) e também sobre a Sociedade Simples.