Setor Terciário: saiba o que é com exemplos de atividades na economia

Leonardo Pereira
Economista

O que é setor terciário

O setor terciário representa o segmento de prestação de serviços e comércio de bens aos consumidores. Por isso, é também conhecido como o setor de serviços da economia, incluindo uma ampla gama de negócios, como os serviços financeiros, hotéis, restaurantes, escolas e hospitais, por exemplo.

Essa divisão faz parte de uma análise que divide a economia em três setores: primário, secundário e terciário. Isto surge após considerada a diferença entre bens e serviços. Os setores primário e secundário são encarregados na produção de bens, e o terciário, os serviços.

As empresas e negócios deste setor não produzem bens tangíveis como nos setores anteriores. No primário, a maior parte dos bens surge da extração de matérias-primas e da agropecuária. No secundário, os bens são produzidos pelo setor industrial da economia.

Diferente dos outros dois setores, o terciário tem como principal característica a geração de valor de bens intangíveis (imateriais).

Analisando as economias nessa divisão tripla, percebe-se que os serviços são a maior parte do Produto Interno Bruto e do emprego de países desenvolvidos. Da mesma forma, vai aumentando a sua importância conforme ocorre o desenvolvimento de uma economia. No Brasil, representa mais de 70% dos empregos e do PIB do país.

Originalmente, a análise econômica com divisão em três setores foi proposta inicialmente pelo economista Colin Clark.

Quais atividades ocorrem no setor terciário?

O setor terciário inclui todo o segmento de serviços da economia e negócios que fazem parte dele. Uma das divisões feitas está relacionada aos serviços privados e os públicos.

Todas as categorias de comércio também fazem parte do setor terciário, representando as vendas de bens produzidos nos setores primário e secundário.

Sendo assim, veja alguns exemplos de atividades exercidas no setor terciário:

  • Comércio de bens
  • Alojamento e alimentação (como os hotéis e restaurantes)
  • Transportes (aéreos, terrestres ou marítimos)
  • Turísticas
  • Correios
  • Telecomunicações
  • Financeiras e Seguros
  • Serviços domésticos

Já no setor terciário público, alguns exemplos de atividades estão listadas logo abaixo:

  • Administração Pública
  • Defesa
  • Seguridade Social
  • Educação
  • Saúde
  • Serviços urbanos

Com as atividades listadas, podemos considerar alguns exemplos de profissões que exercem aquelas atividades no setor terciário. É o caso dos vendedores, atendentes, empregadas domésticas, guias turísticos, entre muitos outros. No âmbito público, algumas profissões que prestam serviços e fazem parte deste setor são: médicos, dentistas, professores, policiais, lixeiros, etc.

O setor terciário fica conhecido como terciário superior, ou setor quaternário, quando se considera serviços como os de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), consultoria e até mesmo os de educação. Da mesma forma estão envolvidos de Tecnologias da Informação (TI).

Setor terciário no Brasil

O setor terciário no Brasil representa a maior parte dos empregos e do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Seu maior crescimento ocorreu após o período de industrialização da economia, na segunda parte do século XX.

Outro período de maior intensificação foi após abertura da economia no início dos anos 1990. Desde então mantém-se com participação em torno dos 60% no PIB brasileiro. O destaque deste crescimento vai para o comércio, um dos subgrupos do setor terciário que apresenta maior crescimento.

Já quando se considera o mercado de trabalho, verifica-se que só entre o ano 2000 e 2020 o emprego no setor terciário passou dos 60% para os 70% do total de empregados, segundo o IBGE.

Em comparação, considere que a população economicamente ativa (PEA) do setor terciário era de apenas 38% em 1970, enquanto em 1990 já era de 55%.

Outro fator que deve ser considerado para este setor no cenário brasileiro é a chamada "hipertrofia". Isso acontece com o crescimento não planejado, tendo como consequências o aumento da informalidade e improdutividade do setor.

O que são os três setores na economia?

Os três setores na economia formam uma grande cadeia de produção de bens e serviços. No início dela está o setor primário, responsável pela extração de bens da natureza, como matérias-primas, e a agropecuária.

Após a economia do setor primário estão as atividades do setor secundário, a parcela de bens produzidos via industrialização. Neste setor também se encontram as atividades ligadas à construção.

A relação destes setores e o setor terciário está na comercialização e prestação de serviços utilizando bens produzidos por eles. Por exemplo, em um supermercado encontram-se produtos daqueles dois setores.

Este conteúdo foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?
Leonardo Pereira
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (2022), em Portugal
Setor Secundário: saiba o que é e veja exemplos de atividades Setor Terciário: saiba o que é com exemplos de atividades na economia Setores da economia