Setor Secundário: saiba o que é e veja exemplos de atividades

Leonardo Pereira
Economista

O que é Setor Secundário

O Setor Secundário na economia representa as atividades que processam e transformam matérias-primas em produtos. É o caso da indústria e da construção, ramos principais deste setor.

Essa divisão faz parte da análise da economia em três setores: Primário, Secundário e Terciário. No Primário ocorre a extração e produção de matérias-primas, como na agropecuária e indústria extrativa. Parte desses bens naturais é adquirida por empresas industriais e construtoras do Secundário para a manufatura. Já o Terciário é representado como o setor de serviços da economia.

Ao ser caracterizado como o setor industrial pode também representar o nível de industrialização de uma economia analisada. O seu crescimento caracteriza o processo do desenvolvimento econômico que um país possa estar atravessando, aumentando o seu peso no Produto Interno Bruto (PIB).

Atividades do setor secundário: exemplos

Em todas as economias o setor secundário é visto como o setor que concentra as atividades industriais e de construção na atividade econômica.

Fazem parte deste setor empresas de produção e manufatura, além das empresas da construção civil. Veja alguns exemplos de atividades:

  • Produção automobilística
  • Produção têxtil
  • Produção de alimentos e bebidas
  • Indústria química
  • Indústria aeroespacial
  • Refino de petróleo
  • Fabricação de celulose, papel e derivados
  • Produção de energia elétrica
  • Gestão de resíduos, água e esgoto

Parte dessas atividades podem ser divididas entre indústria leve e pesada. Esta segunda também pode ser conhecida como indústria de base por se envolver mais desde o manuseio de matérias-primas para a transformação de bens, utilizando mais energia e processos de fabrico mais intensivos.

Outra divisão importante tem a ver com a origem dos investimentos e na formação de capital, entre investimento privado e público.

Mais exemplos de atividades podem ser encontrados nas análises do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o PIB, sendo elas subsetores da atividade industrial.

Ligados a essas atividades estão as profissões que fazem parte dos setores industrial e da construção, como é o caso dos metalúrgicos, soldadores, operários fabris em geral, pedreiros, entre outros.

Setor Secundário no Brasil

A história do setor secundário e da industrialização no Brasil se inicia após o processo de substituição de importações nacional, intensificado a partir da década de 1930 com o apoio do Estado.

A maior presença deste setor é caracterizada principalmente pelo crescimento da indústria pesada e investimentos em infraestrutura dos governos ditatoriais. O seu ápice ocorre no chamado "milagre econômico" entre 1969 e 1973.

O setor secundário ainda marca grande presença no valor agregado ao PIB brasileiro até a abertura econômica do início dos anos 1990. Com isso o domínio passa do Setor Terciário (Serviços). Acompanhe o gráfico:

Participação do Setor Secundário no Valor Agregado do PIB entre 1960 e 2020. Fonte: World Bank.

Em valores absolutos, conforme dados do Banco Mundial e IBGE, este setor atingiu o seu nível máximo no ano de 2013, indicando que o país está em processo de desindustrialização desde então.

Considerando os níveis de ocupação, o país apresentou uma média de 19% dos empregos da população economicamente ativa na década recente nos ramos da indústria e construção.

Três setores da economia

Os três setores na economia formam uma grande cadeia de produção de bens e serviços. Essa teoria foi descrita inicialmente pelo economista Colin Clark e ajuda a entender o nível de desenvolvimento que um país se encontra.

O setor secundário é visto como o intermediário na teoria dos três setores, em que adquire matérias-primas do setor primário e gera bens para outras empresas, consumidores finais e exportação. Neste último caso, está ligado ao setor terciário que provê a distribuição e comércio dos bens produzidos.

Na análise do Produto Interno Bruto (PIB) de uma economia os três setores podem ser divididos entre as atividades Agropecuárias, Industriais e Serviços (incluindo o Comércio), respectivamente.

O crescimento de negócios neste setor permite que a economia do país esteja em seu processo de desenvolvimento. Historicamente isso começou a ocorrer na Primeira Revolução Industrial e permitiu o crescimento de economias que hoje são conhecidas por serem desenvolvidas.

Outros países com desenvolvimento em potencial geralmente passam pelo mesmo processo. Atualmente é o caso da China, Índia e outros em industrialização.

Este conteúdo foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?
Leonardo Pereira
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (2022), em Portugal