O que é Planejamento Estratégico?

O planejamento estratégico é um plano elaborado pela administração para a existência da organização no longo prazo.

Este conceito é comum principalmente no início das atividades da empresa, onde a estratégia é feita para a definição de objetivos que marcam a rotina de trabalho da empresa.

Para fazer um planejamento estratégico, os gestores utilizam diferentes ferramentas e métodos que atingem desde os processos à própria filosofia da empresa.

O que é um plano estratégico?

O plano estratégico é elaborado em conjunto aos objetivos e metas e são os meios utilizados para divulgação das ações a serem tomadas para se atingir o planejamento como um todo.

Por este meio, as equipes e diferentes setores da empresa podem acompanhar e tomar conhecimento das estratégias formuladas pela administração, além de ser o meio pelo qual a missão da organização é constantemente divulgada.

Como fazer um planejamento estratégico

Existem diferentes maneiras de estruturar um planejamento estratégico. Algumas organizações seguem padrões similares com métodos comuns, como:

  1. Preparação da equipe que administra e elabora as estratégias;
  2. Definição da Missão, Visão e principalmente dos Valores do negócio;
  3. Avaliação do ambiente para buscar entender as forças e fraquezas internas e oportunidades e ameaças externas através da análise SWOT;
  4. Definição de objetivos e metas a serem alcançados no médio prazo da empresa;
  5. Registrar o plano estratégico que deve ser implementado no dia a dia da organização;
  6. Avaliar constantemente se os processos encaminham-se de acordo com o planejamento estratégico.

De maneira geral, o planejamento começa por analisar o sentido de existência da empresa e a avaliação do estado em que se encontra. Logo após, é preciso definir os objetivos estratégicos e as maneiras de atingi-los por meio das metas e ações estabelecidas.

Assim, o planejamento estratégico deve proporcionar um futuro em que o negócio esteja preparado para todas as circunstâncias e direcionado conforme a programação da gerência.

Exemplos para o planejamento estratégico

O planejamento estratégico define metas que atingem toda a organização durante o longo prazo de sua existência, partindo do estado atual em que se encontra, para empresas que não são novas.

Por isso, o primeiro passo é entender pontos que caracterizam a realidade atual da empresa, analisando pontos fortes e fracos, e então saber o que será preciso mudar para se adequar às metas.

A partir da análise do cenário, é possível tirar conclusões por meio da análise SWOT, que resulta em pontos que podem ser exemplificados como:

  • Forças: "Boa visibilidade no mercado e equipe comprometida";
  • Fraquezas: "Recursos limitados";
  • Ameaças: "Produtos substitutos";
  • Oportunidades: "Novas formas de fazer marketing".

Então, é possível traçar objetivos com base na análise ambiental, como "aumentar, ainda mais, a visibilidade da empresa em 10 anos", por exemplo.

Pelos objetivos, a equipe deve começar a planejar estratégias em direção às metas a serem alcançadas. Estas podem ser "captar novos recursos, investir em mais publicidade e criar novos produtos", por exemplo.

Ao final do planejamento estratégico, é desenvolvido o plano de ação como forma de organizar as etapas a serem seguidas e demonstradas facilmente às equipes da empresa.

Saiba mais:

O que é planejamento? O que é Planejamento Estratégico? Planejamento financeiro