Permuta de imóveis: o que é e como funciona

Permuta é uma troca de bens por duas partes. No caso de imóveis significa um negócio que pode envolver trocas de casas, terrenos, apartamentos ou mesmo os imóveis destinados ao comércio.

A troca de imóveis pode ser negociada entre as partes, mas este é um processo que exige cuidado e também disposição para encontrar a melhor parceria. Também é possível encontrar oportunidades de permuta de imóveis em sites especializados.

Como funciona a permuta de imóveis

A permuta funciona semelhante à compra e venda, mas desta vez será preciso encontrar outra pessoa que esteja interessada em uma troca.

Na troca de imóveis é também possível negociar entre as partes as condições ideais conforme os seus interesses. A permuta possibilita, por exemplo, encontrar um imóvel em uma localização que alguém procure e pode oferecer o mesmo à outra pessoa com a casa ou apartamento atual.

Outra possibilidade é negociar uma área a construir por um imóvel já construído. A vantagem pode existir para um lado, ao receber um imóvel já pronto sem ter de esperar ainda mais tempo, e ao outro a possibilidade de construir e gerar um lucro com o tempo.

O contrato prevê que sejam entregues e recebidos bens equivalentes, por valores semelhantes ou com a diferença paga em dinheiro pela parte que fica com o imóvel mais caro. Sendo os valores iguais, a permuta tem como vantagem a não incidência de imposto de renda.

Para ser feita, a permuta deve ter escritura pública, demonstrando detalhes sobre o processo, como a data de entrega e respectiva troca entre as partes.

Vantagens da permuta de imóveis

A permuta pode ser vantajosa principalmente para quem tem a possibilidade de encontrar um imóvel mais adequado às suas necessidades. Como foi visto, se os valores forem equivalentes (sem necessidade da torna) não existe incidência em imposto de renda.

Para que as vantagens realmente prevaleçam, é preciso que todo o esforço seja realmente compensável. Verificar o valor e todas as características do imóvel a receber em troca é essencial nesta hora.

Além disso, a permuta pode envolver imóveis em geral. Quem possui um terreno mas não quer esperar tanto tempo até a construção, por exemplo, pode encontrar o imóvel ideal junto de uma construtora e negociar uma permuta.

Publicado em
PEPS, UEPS e Custo médio Permuta de imóveis: o que é e como funciona O que é um persona no marketing?