O que é patrimônio?

Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa ou pessoa física. Ou seja, o conceito engloba tanto o que uma entidade possui como aquilo que ela deve. Para fins contábeis, o patrimônio constitui apenas aquilo que pode ser medido em valores monetários.

O termo patrimônio possui relação direta com a contabilidade, ciência cuja definição é estudar, interpretar e registrar os fenômenos que afetam o patrimônio de uma organização.

O patrimônio é composto de ativo e passivo. O ativo corresponde aos bens e direitos, que possuem valores positivos. Já o passivo é a parte negativa do patrimônio e reúne as suas obrigações.

O significado de patrimônio pressupõe que ele é indivisível, ou seja, não é possível que uma empresa ou pessoa tenha mais de um patrimônio. Essa característica impede a organização ou o indivíduo de tornar inatingível parte de seus bens e direitos em caso de execução de uma cobrança.

O patrimônio de uma empresa não se confunde com o de seus sócios. As dívidas de uma empresa, portanto, não afetam o patrimônio de seus donos, exceto se eles praticarem algum ato ilícito.

Em relação às pessoas físicas, o patrimônio é aquilo que é transmitido por meio da herança.

O que compõe o patrimônio?

O patrimônio é composto pelos bens e direitos, que correspondem ao ativo, e pelas obrigações, que são o passivo. Veja o significado de cada um desses termos.

Bens

Os bens são tudo aquilo que possui algum valor econômico, ou seja, que pode ser convertido em dinheiro. Os bens podem ser classificados como tangíveis, intangíveis, móveis e imóveis.

Bens tangíveis

Como o próprio nome diz, os bens tangíveis são aqueles que podem ser “tocados”. Também são chamados de bens corpóreos ou materiais. Os bens tangíveis possuem uma existência física, concreta. É o caso do dinheiro, dos veículos, dos equipamentos e dos terrenos, dentre outros.

Bens intangíveis

Ao contrário dos bens tangíveis, os bens intangíveis são aqueles que não existem fisicamente, mas que possuem, ainda assim, um valor monetário. Também são chamados de bens incorpóreos ou imateriais. Marcas, patentes, domínios de internet e pontos comerciais são alguns exemplos.

Bens móveis

Correspondem a todos os bens concretos que não estão fixos ao solo, ou seja, que podem ser mudados de lugar sem provocar danos. Inclui, dentre outros, as máquinas, os estoques, os utensílios, o dinheiro e os animais.

Bens imóveis

São os bens que não podem ser retirados do lugar sem provocar danos ao solo ou ao subsolo, como os edifícios, os terrenos e as árvores, por exemplo.

Direitos

Os direitos são aquilo que a empresa ou o indivíduo pode cobrar, ou seja, seus recursos que estão em posse de terceiros. Um exemplo é o pagamento de uma venda feita a prazo. A empresa, nesse caso, não possui o dinheiro, mas tem o direito de o receber de quem comprou a mercadoria.

Obrigações

Uma obrigação é o contrário de um direito. É aquilo que a empresa ou o indivíduo precisa pagar. Se encaixam nesse conceito os valores dos financiamentos e empréstimos, as contas de consumo e os salários dos funcionários, dentre outros.

Patrimônio bruto

Patrimônio bruto é sinônimo de ativo. Ou seja, o patrimônio bruto corresponde à soma entre bens e direitos.

Patrimônio líquido

O patrimônio líquido é corresponde à soma dos bens e direitos, descontado o valor das obrigações. Ele pode ser obtido por meio da equação patrimonial, cuja fórmula é:

Patrimônio líquido = ativo – passivo

Patrimônio de afetação

Patrimônio de afetação é um mecanismo adotado no Brasil para o setor da construção. Ele é a permissão para que cada empreendimento de uma construtora possua um patrimônio próprio, ou seja, tenha uma contabilidade própria, separada das demais operações da empresa.

Essa medida dá maior segurança a quem adquire um imóvel na planta, pois impede a empresa de transferir recursos de um empreendimento mais novo para outro mais antigo em caso de dificuldade econômica.

Você pode ter interesse também em balanço patrimonial, ativo circulante, passivo circulante e patrimônio líquido.