O que é asset management?

Asset management, ou gestão de ativos, é um conjunto de práticas que envolve a aquisição, a utilização e a manutenção do patrimônio de uma empresa ou pessoa física visando tirar o melhor proveito dele. O termo também pode se referir especificamente a um serviço oferecido por bancos ou outras empresas especializadas em administrar os recursos financeiros de terceiros.

O que são ativos?

Os ativos (assets, em inglês) são bens ou direitos detidos por uma empresa ou pessoa. São exemplos o dinheiro propriamente dito, os investimentos financeiros, os imóveis, os equipamentos, os estoques e as ações, dentre outros.

Também são considerados ativos os valores potenciais, aqueles que correspondem aos créditos de uma empresa, ou seja, os direitos que ela tem a receber. Nesse grupo se enquadram, por exemplo, os valores devidos por clientes, os adiantamentos feitos a fornecedores e os juros que a companhia receberá por ter oferecido um financiamento.

Dependendo do tipo de ativo que está sendo gerido, a expressão asset management adquire diferentes significados. Dois dos seus usos mais importantes envolvem a engenharia e o mercado financeiro.

Gestão de investimentos

Um dos usos mais comuns para o conceito de asset management no Brasil se refere ao serviço de administração de fundos e carteiras de investimentos oferecido por bancos ou empresas especializadas, sob a supervisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Um cliente que contrata um serviço de asset management terceiriza a administração de seus investimentos a um especialista, cuja função é buscar o maior retorno possível, com os menores custos e considerando também os riscos das aplicações.

Ao fazer essa gestão, é considerado ainda o equilíbrio entre essas variáveis e os objetivos e o perfil do cliente, que pode ter maior ou menor aversão aos riscos.

Ao contrário de uma corretora que, apesar de poder prestar assessoria, apenas executa as ordens de seus clientes, no asset management as decisões são tomadas diretamente pela equipe de gestão.

A remuneração do serviço costuma incluir uma taxa de administração e um percentual sobre os retornos obtidos.

Asset management industrial

A gestão de ativos industriais trata de otimizar a manutenção, o uso dos estoques, o ciclo de vida dos equipamentos e os investimentos de uma empresa neles.

A gestão de ativos em uma indústria estuda, por exemplo, os equipamentos a serem adquiridos, os intervalos das manutenções preventivas e o momento ideal para sua substituição. A gestão de ativos industriais pode ser considerada, portanto, uma evolução no campo da manutenção.

O objetivo desse sistema de monitorização é encontrar o ponto de equilíbrio entre o custo e os riscos, uma vez que a paralisação de uma planta industrial devido à falha de um equipamento pode ter impacto econômico na empresa.