Análise PEST

A análise PEST é utilizada pelo setor de marketing para analisar os principais fatores externos que influenciam as operações da empresa, positivamente ou negativamente.

Os fatores analisados são dos tipos políticos, econômicos, sociais e tecnológicos, de onde surge a sigla PEST.

Em algumas abordagens mais alargadas são considerados os aspectos jurídicos e ambientais que estão à volta da empresa, ficando conhecida como PESTEL.

Como fazer uma análise PEST

Para entendermos como a análise PEST é feita, precisamos perceber o que diz cada um dos fatores que são analisados.

Fatores Políticos

Na análise política, o setor de marketing deve investigar fatores do ambiente político que afete as atividades da empresa de alguma forma.

Neste contexto, podem se considerar aspectos como as posições políticas dominantes, direitos de propriedade, legislações em votação, impostos, entre outros.

Fatores Econômicos

Para estes fatores o marketing deve avaliar a atividade econômica a sua volta, do contexto macro ou microeconômico.

Como exemplos, é possível considerar fatores como a inflação e o crescimento do PIB no período, taxas de câmbio, taxa de desemprego, ou mesmo o acesso ao crédito dos consumidores.

Quanto maior a empresa, mais provável será o impacto de fatores macroeconômicos.

Fatores Sociais

Analisar estes fatores pode ser importante para entender o perfil dos consumidores a partir de aspectos socioculturais.

Níveis de saúde e educação podem ser observados, bem como as crenças religiosas, alterações geracionais, estilo de vida ou atitudes, por exemplos.

Fatores Tecnológicos

Muitas tecnologias podem estar à volta da empresa, ou algumas delas poderão estar futuramente, e o marketing deve avaliar como influenciam nas atividades da empresa.

Além de estar por dentro dos lançamentos tecnológicos, é preciso entender quais tecnologias são usadas pelos concorrentes ou aquelas que podem ser incorporadas na empresa.

Também pode ser considerados os estudos feitos por instituições de ensino ou pelo governo na área.

Fatores PESTEL

O marketing pode analisar os fatores adicionais ao PEST, adicionando o ambiente (environment) e os fatores legais (legal), formando uma análise PESTEL.

Em fatores ambientais, podem ser analisados aspectos do clima que fazem parte da atividade da empresa. Incluem, ainda, preocupações com as mudanças climáticas e as legislações envolvidas.

Já nos fatores jurídicos, analisam-se as leis que a organização deve conhecer praticar corretamente as suas atividades. São incluidas aqui as leis de proteção aos consumidores, leis da concorrência ou direitos de patentes.

Veja na imagem a seguir alguns exemplos de tópicos que podem ser considerados para uma matriz PESTEL:

Exemplo PEST PESTEL

Publicado em