Stock Options

Uma stock option é um tipo de remuneração onde os funcionários da empresa recebem por meio de ações subscritas da própria empresa, ao invés de um salário fixo.

Este tipo de remuneração por ações pode ser mais comum entre executivos e administradores de uma empresa, porém é um recurso que tem se expandido para outros cargos.

As stock options também podem ser conhecidas como "remuneração baseada em ações".

Como funcionam as stock options

Pelas stock options as remunerações recebidas são variáveis, bem como as ações da empresa aos acionistas. Isso quer dizer que o salário varia conforme a capacidade de alcançar os lucros do negócio.

Ao profissional é oferecida a opção em adquirir no futuro, normalmente no espaço de 3 anos, uma quantidade de ações da empresa, ao preço atual. Passado este período, o profissional pode escolher se deseja estas ações.

Normalmente, o profissional deve optar positivamente pelas ações, quando estas se encontram com preço superior no mercado, sendo que aquelas a que tem direito são mais baratas.

Objetivos e vantagens das Stock Options

O objetivo é fazer com que estes funcionários empenhem-se ainda melhor pelo sucesso da empresa, em troca de uma remuneração ainda maior, conforme o sucesso da organização.

Por se tratar de uma opção atrativa, as empresas que adotam esta prática procuram manter os profissionais mais qualificados e adaptados às atividades do negócio.

Este tipo de remuneração é variável, por isso, pode ser vantajosa em períodos de intensa atividade e arrecadação de lucros da empresa, para o funcionário que recebe por meio de ações.