Long Position

O que é Long Position?

Long Position, ou posição comprada, são os ativos que o investidor ou negociante possui em sua carteira de negócios e demarca o tipo de participação que se tem no mercado.

O termo é utilizado para determinar valores mobiliários que podem ser ações, commodities, moeda estrangeira, entre outros títulos financeiros, e é utilizado na bolsa e corretoras de valores, como também no sistema bancário.

Ter uma posição comprada significa ter determinados ativos. Por exemplo, um investidor começa o dia adquirindo um lote de ações da Petrobrás. Ele passa então a estar em posição comprada em PETR4, ou seja, ele possui ações daquela companhia. Bancos também podem estar em posição comprada de câmbio quando adquirem moeda estrangeira.

Long Position e Short Position

O contrário da long position, a short position é a posição vendida. Configura o fato de vender ativos sem os ter em posse. Se o investidor está em posição vendida da PETR4 significa que ele negociou as ações sem tê-las, atividade comum na especulação financeira.

Neste tipo de participação, vendem-se os valores mobiliários com foco em uma possível margem de lucro decorrente da desvalorização futura destes papéis. O ganho se dá no momento em que o investidor adquire efetivamente tais ações já transacionadas, para cumprir as obrigações as quais ficou comprometido.

Em termos gerais, a long position representa as ações que são de propriedade do investidor, e a short position aquelas que ele deve. No mercado financeiro brasileiro, pode-se dizer que se está em posição comprada quando possui valores mobiliários e em posição vendida quando tem estes em débito.