Desenvolvimento Econômico

O Desenvolvimento Econômico é uma abordagem ampla que caracteriza a melhora do nível de vida para um país ou região. O desenvolvimento pode agregar variáveis quantitativas ou qualitativas.

Este conceito diferencia-se da abordagem do Crescimento Econômico. Esta última está associada apenas à ampliação econômica de componentes quantitativas no tempo, como o Produto Interno Bruto per capita de um país, por exemplo.

Definição e conceito

A definição de desenvolvimento econômico passou por mudanças desde que começou a ser debatido no início do século XX. De início baseava-se apenas no crescimento da economia, com o aumento da produção e dos rendimentos de uma população.

Com a sua evolução passou a um conceito mais amplo, indo além da expansão dos rendimentos e incluindo aspectos que relacionavam a melhoria da qualidade de vida e de aspectos sociais. Desta forma, o desenvolvimento econômico surge com a melhora do padrão de vida geral, indo além de óticas como o aumento da renda per capita de um país.

O processo de desenvolvimento abrange todo o sistema social, tendo como alguns exemplos a infraestrutura de educação e saúde oferecida, as instituições gerais ou a distribuição de poder.

Desenvolvimento econômico vs. crescimento econômico

Como foi visto, estes conceitos já foram entendidos da mesma forma. Visto de uma forma simples, o crescimento acontece com o aumento da produção e dos rendimentos do país, enquanto o desenvolvimento acontece apenas se este aumento atingir o bem-estar da sociedade.

Com o tempo o desenvolvimento econômico passou a ser reconhecido como um processo que atinge múltiplos setores da sociedade, incluindo o econômico e o social.

A separação destes termos ocorreu principalmente por conta do crescimento de economias no século XX, sem que deixassem de ser subdesenvolvidas. Em muitos países não houve, por exemplo, queda no desemprego ou na pobreza de parte da população.

Considerando isso, o desenvolvimento quando visto de quantitativa ocorre com a melhora de medidas como a renda e a sua distribuição, taxas de alfabetização, expectativa de vida, entre outros.

Algumas medidas são conhecidas por tentar colocar em números o padrão de desenvolvimento de um país. Entre os mais conhecidos estão o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Índice de Gini.

IDH

O IDH permite medir o desenvolvimento humano de qualquer localidade combinando medidas de renda per capita, expectativa de vida e escolaridade.

Seus variam entre 0 e 1, sendo que o desenvolvimento é maior quanto mais elevado o indicador. Além disso, as estatísticas recebem classificações de "muito elevado", "elevado", "médio" e "baixo"

Nos últimos anos o Brasil tem se classificado entre os países de desenvolvimento "elevado". Em 2020, por exemplo, este valor foi de 0,765.

Gini

O índice de Gini permite entender como a renda, em crescimento ou não, está distribuída na população. Quanto mais elevado, maior a desigualdade do país analisado.

No Brasil este coeficiente foi apresentado como tendo valor de 53,9 apresentado no mesmo relatório da ONU para o IDH.

O mesmo valor é apresentado para o caso brasileiro pelo Banco Mundial, colocando o país entre um dos mais desiguais do mundo.

Entenda melhor o que são e como são calculados:

Desenvolvimento e Subdesenvolvimento

Após a Segunda Guerra Mundial, e especialmente durante a Guerra Fria com o aparecimento de grandes instituições internacionais, algumas classificações foram dadas aos países que não se desenvolviam.

Os termos Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo buscavam classificar os países capitalistas desenvolvidos, os socialistas e aos menos desenvolvidos, respectivamente.

Com o fim das economias soviéticas o termo Terceiro Mundo deixou de ser utilizado, sendo que os países menos desenvolvidos passaram a ser conhecidos como Subdesenvolvidos.

Os países subdesenvolvidos estão localizados em maior parte nos continentes africano, asiático e latino-americano. Em comum, estes países divergem do nível de desenvolvimento de países da América do Norte e do norte europeu principalmente em níveis de industrialização e infra-estrutura.

Além disso, outras variáveis são apontadas como "em falta" por diferentes teorias de desenvolvimento. Muitas delas associam a tecnologia e o conhecimento disponível para as economias mais pobres como um grande impulsionador ao desenvolvimento.

Este conteúdo foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?