Business Intelligence

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence é uma solução empresarial que faz uma leitura eficaz dos números e dados da empresa, transformando isso em informação útil e aplicável na gestão. Entre os benefícios está a velocidade com que é gerado um insight sobre o negócio, que pode ser decisivo na tomada de decisões e também diferencial competitivo, permitindo maior agilidade.

Uma solução de Business Intelligence, ou BI como é usualmente referenciado, recolhe os dados brutos, organiza e analisa esse material, compara com dados da concorrência disponíveis no mercado, para então apresentar aos gestores competentes as ações a serem tomadas para reverter possíveis quadros negativos.

O conceito de Business Intelligence surgiu na década de 80, disseminado pelo grupo Gartner, consultoria empresarial com relevante trabalho na área da pesquisa em tecnologia da informação.

Ferramentas de Business Intelligence

A solução é aplicada nas empresas por meio de tecnologias da informação altamente qualificadas, sistemas compostos por bancos de dados e softwares que fazem o mapa completo da BI em uma empresa. Na maior parte das vezes, essa estrutura é pensada e instalada por outras empresas, especializadas em montar o ambiente de BI para seus clientes. O trabalho consiste no mapeamento dos índices e métricas a serem analisados, a arquitetura de informação da companhia, instalação de um banco de dados adequado e extração da informação, relatórios de análise e até o treinamento dos colaboradores da companhia para uso interno das aplicações.

Grandes empresas internacionais da tecnologia da informação desenvolvem ferramentas a serem conjugadas em uma solução de BI, como Microsoft, Oracle e IBM. Mas também existem aplicações Open Source, de código aberto, que prestam serviço semelhante.

Business Business Intelligence Business Model Canvas